Buscar
  • Alethéia Westermann

Paladar apurado!


Gostando ou não das panelas a cozinha vem tomando uma atenção especial nos projetos. Antes isolada, agora ela integra com os demais ambientes, porém sem perder a flexibilidade. Por sua característica informal deixa todos à vontade além de receber os amigos e o dia a dia da família.


Todavia, antes de definir o estilo, um bom planejamento é fundamental para atender o fluxo e as distintas áreas de trabalho, tais como: armazenamento, limpeza, produção e consumo. Os espaços de geladeira, pia e fogão se relacionam frequentemente no processo de preparo dos alimentos por isso a disposição desses equipamentos devem ser a mais eficiente possível. Assim, diante dessa triangulação de trabalho, cozinhas com uma tipologia linear, em L ou em U otimizam o serviço e evitam circulações cruzadas que dificultam quando há mais pessoas no espaço.

Com as novas tecnologias atenção nos detalhes como tomadas específicas para fornos ( elétricos e microondas), eletros de bancada e coifas; pontos de água extra para os filtros de geladeiras e lava louças; tamanho dos eletrodomésticos e ligação de gás. Atenção nas alturas, tanto das bancadas que são de 90 a 94cm quanto nos móveis aéreos, que começam de 1.40m a 1.50 a partir do piso.

Os granitos continuam em alta para as bancadas, mas os inox feitos sob medida e os sintéticos ( Corian, Silestones...) também já são frequentes. Os materiais usados na cozinha devem ser resistentes à umidade e a manchas, além de serem fáceis de limpar.


Porém, a beleza não foi deixada de lado em nome da praticidade, muito pelo contrário. Não é a toa que cada vez mais o mercado lança novos equipamentos e eletrodomésticos com um fino design e muito charme. Uma enorme variedade de acabamento e materiais vestem as paredes e móveis e personalizam o ambiente. Melamínicos, vidros de cor, laca, ladrilhos, geométricos. Vale tudo, dos tons quentes da madeira natural aos materiais mais inovadores. A cozinha reflete os mais diversos gostos e estilos de vida, além de se tornar cada vez mais elegante e funcional.

Segundo Charles Eames, os detalhes “não são detalhes. Eles são o projeto”. E os detalhes são a verdadeira obsessão dos arquitetos.

#Cozinha #Ladrilho #Praticidade #Madeira

13 visualizações

Rua Coronel Vaz de Melo, 32/102.

Bom Pastor - Juiz de Fora - MG

Telefone: 32 3213-5657

© 2016 Aletheia Westermann Arquitetos. Todos os direitos reservados. 

Criado por Cláudia Figueiredo (32) 99109-7440