Buscar
  • Alethéia Westermann

Arquitetura para terceira idade, melhor idade ou para todas as idades?


O tempo passa e com ele atravessamos as fases da vida. Qual delas foi a melhor? Para uns, a juventude, época de festas e faculdade. Já outros apostam entre os 30 e 40 e poucos anos, onde boa parte das decisões importantes já foram tomadas, tais como: estabelecer na profissão, casar ou não, ter filhos ou não os ter, entre outras. Mas, e a tal da terceira idade? Ninguém quer envelhecer, ora. Só que envelhecer é um processo natural da vida e como em todas as outras ela também tem suas virtudes: Experiência, maturidade e bom senso são algumas delas e ainda há inúmeras outras.

Entretanto, a idade chega ao mesmo tempo em que a flexibilidade, a visão, o vigor e a mobilidade diminuem, mas, podemos compensar essas limitações físicas tendo mais atenção no projeto de Arquitetura de Interiores. Além disso, quando não é algo urgente é mais fácil se planejar financeiramente, ao fato que, já nos momentos de necessidades extremas os custos e desgaste são muito mais elevados.

A casa deve se adaptar a rotina de todos os moradores e quando bem planejada, exerce fatores essenciais quando se pensa em qualidade de vida. Além da prevenção de acidentes, os quais acontecem principalmente dentro do lar e que são os responsáveis por muitas sequelas que levam a problemas futuros, traz segurança, conforto e mobilidade, principalmente, para aqueles que têm problemas de equilíbrio e flexibilidade, no caso: crianças, idosos e portadores de necessidades especiais.

A Arquitetura exerce um papel fundamental e quando pensada a longo prazo beneficia a todos. Com a aplicação de recursos na iluminação como a instalação de sensores de presença, espaços que facilitam a passagem, pisos mais seguros, barras de apoio no banheiro, portas mais largas, com no mínimo de 80 cm, moveis sólidos e pesados caso necessite se apoiar, tapetes sim, mas com fitas aderentes, paredes claras, maçanetas de design simples para facilitar a abertura das portas e tomadas em altura média (1.10 a 1.30m do piso), são alguns dos detalhes que farão toda a diferença.

Chegou o momento de se cuidar de verdade, ler um livro, ver um filme, relaxar, receber a família e os amigos para conversar, sem pressa! Afinal, é a melhor idade!


0 visualização

Rua Coronel Vaz de Melo, 32/102.

Bom Pastor - Juiz de Fora - MG

Telefone: 32 3213-5657

© 2016 Aletheia Westermann Arquitetos. Todos os direitos reservados. 

Criado por Cláudia Figueiredo (32) 99109-7440