Buscar
  • Aletheia Westermann

Beleza Comercial


Em tempos difíceis devemos abrir os olhos para as oportunidades, pois, são nesses momentos de aperto que, muitas vezes, repensamos nosso negócio e saímos da nossa zona de conforto para buscamos novos caminhos e aumentar o faturamento.

Dito isso, um cuidadoso projeto de arquitetura alinha uma melhor percepção do espaço, agrega valor na marca e valoriza seu produto. Para tanto, algumas questões deverão ser levadas em consideração para um desenvolvimento acertado do local.

O perfil do cliente, as características dos produtos são as primeiras diretrizes analisadas para que, depois de definidos, possam aplicar fisicamente os atributos estéticos e o contorno espacial aos usos tais como: definição do layout, matérias de acabamento, mobiliário, exposição dos artigos. Entretanto, seguindo adiante, mas em comum acordo com as questões acima, é importante ajustar a isso as áreas que darão suporte ao funcionamento do negócio. Um bom planejamento otimiza o funcionamento do lugar e quanto maior for a compreensão das atividades ali abrigadas mais interessante será o local.

Outra questão fundamental é trabalhar os ambientes de modo que transmita acolhimento e motivação. As escolhas acertadas de cores e dos revestimentos tornar-se o espaço mais convidativo e menos impessoal e o design se aproxima cada vez mais do artesanal, do natural. Cores de tons claros e neutros transmitem tranquilidade, já as cores quentes podem estimular a ansiedade, porém, usada nos objetos decorativos, em quadros e gravuras trazem alegria. O preto, o marrom, azul petróleo e berinjela também pode ser utilizado resultando em ambientes luxuosos e sofisticados.

A iluminação é outra ferramenta importante que precisa ser trabalhada minuciosamente. Sendo negligenciada poderá ser muito prejudicial ao negócio, mas, o contrario, ajuda a valorizar produtos e detalhes. Hoje há diferentes tipos e focos mas aposte nas lâmpadas de leds que tem mais tecnologia e são bem mais econômicas.

Por fim, hoje o conceito de projetos comerciais é de espaços multissensoriais e se transformaram em ambientes não só de serviço, mas, de entretenimento também. Além dos temas acima, soma-se música e cheiro (aromoterapia) que ajudam a atingir os estímulos sensoriais e sentimentos dos clientes dando sensação de bem estar e conforto.


19 visualizações

Rua Coronel Vaz de Melo, 32/102.

Bom Pastor - Juiz de Fora - MG

Telefone: 32 3213-5657

© 2016 Aletheia Westermann Arquitetos. Todos os direitos reservados. 

Criado por Cláudia Figueiredo (32) 99109-7440