Buscar
  • Alethéia Westermann

Atmosfera convidativa


Foi-se o tempo onde a maioria dos espaços comerciais tinha uma construção simples. Hoje em dia, a plasticidade nas formas, aliada a alta tecnologia dos materiais de acabamento, permitem um desenvolvimento bem mais elaborado, além de uma atmosfera convidativa. Dito isso, um cuidadoso projeto de Arquitetura de Interior alinha uma melhor percepção do espaço, agrega valor na marca e valoriza seus produtos a ponto de despertar nas pessoas a vontade de adquirir o produto ou serviço ofertado. Para tanto, algumas questões deverão ser levadas em consideração para um desenvolvimento acertado do projeto.

O perfil do cliente, as características dos produtos e o ponto da loja são as primeiras diretrizes que serão analisadas para que, depois de definidos, possam aplicar fisicamente os atributos estéticos da marca com a definição do layout, matérias de acabamento, mobiliário, exposição dos artigos. Entretanto, é importante ajustar isso as áreas que darão suporte ao funcionamento do negócio. Um bom planejamento otimiza o funcionamento do lugar e quanto maior for a compreensão das atividades ali abrigadas mais interessante será o local, tanto as que serão percebidas pelos clientes quanto para as pessoas que trabalham ali.


Estímulo ao consumo


Diante disso, é preciso buscar mecanismos para atrair a atenção das pessoas para que elas se sintam estimuladas a entrar e consumir. Uma tendência atual para estabelecimentos gastronômicos é a integração dos ambientes interno e externo. Áreas externas têm sido bastante valorizadas e costumam serem as mais disputadas em dias de temperatura agradável. Mas atenção nos vidros, que devem ser incolor e anti reflexo.

Outra questão fundamental é trabalhar os ambientes de modo que transmita acolhimento e motivação. As escolhas acertadas de cores e dos revestimentos tornar-se o espaço mais convidativo e menos impessoal e o design se aproxima cada vez mais do artesanal, do natural.


Iluminação


A iluminação é outra ferramenta importante que precisa ser trabalhada minuciosamente, desde a fachada/vitrine ao interior do espaço. Sendo negligenciada, poderá ser muito prejudicial ao negócio, mas, o contrário, ajuda a valorizar produtos e detalhes além de atrair clientes. Aposte nas lâmpadas de Leds que tem mais tecnologia, eficiência energética e são bem mais econômicas.

Por fim, hoje o conceito das lojas comerciais é de espaços multissensoriais e se transformaram em ambientes não só de consumo, mas, de entretenimento também. Além dos temas acima, soma-se música e cheiro (aromoterapia) que ajudam a atingir os estímulos sensoriais e sentimentos dos clientes dando sensação de bem estar e conforto.


Sobre este assunto, ouça nosso programa Morar Bem Interiores, na Rádio CBN, clicando aqui.


Siga também nosso blog na Tribuna de Minas, clicando aqui.

E confira nosso Instagram e Facebook.

#arquiteturadeinterior #espaçoscomerciais #acabamento #tecnologiadosmateriaisdeacabamento #projeto #perfildocliente #pontodaloja #estímuloaoconsumo #iluminação #revestimento #AletheiaWestermann

0 visualização

Rua Coronel Vaz de Melo, 32/102.

Bom Pastor - Juiz de Fora - MG

Telefone: 32 3213-5657

© 2016 Aletheia Westermann Arquitetos. Todos os direitos reservados. 

Criado por Cláudia Figueiredo (32) 99109-7440