Buscar
  • Aletheia Westermann

Automação residencial: Sua casa no futuro


A automação residencial traz uma série de soluções para facilitar o cotidiano, oferecendo mais conforto e segurança para os moradores.

Mas o que é automação? De acordo com o engenheiro em TI, Ricardinho Tuboly, diretor da empresa Smart Homecine, “automação caracteriza-se pela integração de diversos equipamentos oferecendo praticidade, conforto, economia e segurança. Além disso, aparelhos de áudio, vídeo, persianas, iluminação, ar condicionado, lareira, piscina, alarme, entre outros, podem ser controlados por tablet, smartphone, smart watch, estando você em qualquer lugar”.

Automação residencial é a ideia de tornar o controle e utilização da casa mais simples e eficiente; e, aplicada com os cuidados necessários, a ela se torna um importante aliado na segurança da casa.

Todavia, explica Ricardinho, “a praticidade e o conforto são sempre levados em conta em um projeto de automação, desde a criação de um cenário de iluminação acessado apenas com um toque, a até mesmo a verificação de qualquer parte do planeta se alguma luz ficou acesa em casa, podendo inclusive desligar se for o caso”.

Outro fator a considerar é a economia nas contas de luz e de água. Isso porque com maior controle sobre o uso de vários equipamentos, há uma otimização com os gastos. “Os Sistemas de Automação podem gerenciar os gastos com energia elétrica. Muitas vezes, sugerem alterações no sistema para que no final do mês a conta de luz possa abaixar”, segundo Ricardinho Tubolly. “Hoje, percebe-se que a interface está bastante amigável e intuitiva, e não mais coisa de ficção científica como até há algum tempo atrás”.conclui.

E qual o custo? Tudo depende do grau de integração desejado pelos moradores da casa. Estima-se que instalações simples de automação custam a partir de R$ 3 mil.

Dicas cruciais sobre automação residencial:

  • Fale com seu arquiteto para que ele possa compatilizar e orientar nas especificações do projeto junto com especialistas. Isso evita que o barato saia caro;

  • Para que o investimento valha ainda mais a pena, contrate uma empresa idônea de integração. Profissionais deste segmento de mercado devem ser treinados e certificados junto aos fabricantes, e só um especialista vai conseguir indicar o sistema ideal para atender às suas necessidades com segurança e qualidade;

  • Exija garantias: os profissionais precisam oferecer desde um projeto básico de infraestrutura, passando pela especificação dos equipamentos, sua instalação e programação final;

  • Converse com amigos: Veja quem já tem para saber o que esperar.

E as novidades não param por ai! Há também a automação por controle de voz. Mas isso fica para um próxima conversa…


21 visualizações

Rua Coronel Vaz de Melo, 32/102.

Bom Pastor - Juiz de Fora - MG

Telefone: 32 3213-5657

© 2016 Aletheia Westermann Arquitetos. Todos os direitos reservados. 

Criado por Cláudia Figueiredo (32) 99109-7440