Buscar
  • Aletheia Westermann

Urban Jungle | Floresta Urbana – Como usar plantas na decoração


A Urban Jungle, ou Floresta Urbana, é forte tendência no décor, trazer as plantas para dentro de casa vem conquistando cada vez mais o novo jeito de morar, e o paisagismo contemporâneo pede um visual natural, com ervas, flores e espécies vistas como mato. A vontade de trazer a natureza para dentro do lar faz um contraponto com os excessos do lado externo. Dentro dessa busca pela sensação de bem estar o verde, o jardim, as plantas são uma das vias que trazem para o ambiente esta atmosfera de calma e tranquilidade aliviando o estresse e purificando o ar.

Querer estar cercado de plantas é uma tendência, e não é necessário ser um trendhunter para notar que as folhagens que costumavam enfeitar as casas das nossas avós estão de volta com força total, porém em versões mais contemporâneas na decoração de salas, varandas, cozinhas e banheiros.

E são as folhagens as protagonistas do momento. A ideia é criar núcleos verdes em meio à decoração, que podem ter uma pegada ora minimalista ora vintage. O contraste entre o mood selvagem das folhas e o refinamento dos móveis traz despojamento imediato para o espaço.

Outra estratégia que pode gerar um resultado bucólico e cheio de impacto é usar essas folhagens e galhos em vidros e garrafões transparentes buscando um aspecto indomável e trivial. A graça é exatamente apostar na estética rústica, presente na reutilização destes recipientes. Experimente compor diferentes texturas, cores e formatos.

Para quem tem pouco espaço, a dica é apostar em elementos que facilitam dependurar as plantas no teto. Pendentes, cachepots e macramés cumprem essa função muito bem e resgatam um certo ar vindo dos anos 70. Além de embelezar, elas também são capazes de refrescar o ambiente em que estão.

É inegável o poder decorativo que as plantas têm. Tanto que várias delas possuem cores diferentes que vão muito além do verde! Uma forma mais despojada de exibi-las em casa é misturá-las aos outros elementos da decoração. Ela pode vir em meio aos livros de uma estante, junto a objetos decorativos ou em pequenos grupos espalhados pelo ambiente. Porém, escolha as espécies de acordo com as condições de luz e umidade, além, claro, de combinar com sua rotina.

Em ambientes bem iluminados e com janelas grandes, é uma boa ideia deixar que trepadeiras cresçam pelas estruturas ou mesmo pelas paredes. O visual alcançado é selvagem e romântico ao mesmo tempo.

Ter plantas em casa pode gerar um colecionismo. Colocar todos os exemplares juntos e criar um canto verde é uma estratégia cenográfica de impacto. Além de resultar em uma verdadeira floresta particular, o espaço ainda ganha, de quebra, um certo ar zen de relaxamento.

Siga-nos no Facebook e Instagram para conhecer mais projetos e dicas.

#urbanjungle #AletheiaWestermann #arquiteturadeinterior #arquiteturadeinteriores #arquitetura #plantas #verde #projetos #folhas #décor #florestaurbana #juizdefora

6 visualizações

Rua Coronel Vaz de Melo, 32/102.

Bom Pastor - Juiz de Fora - MG

Telefone: 32 3213-5657

© 2016 Aletheia Westermann Arquitetos. Todos os direitos reservados. 

Criado por Cláudia Figueiredo (32) 99109-7440