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Direito do Consumidor na Arquitetura


15 de março, Dia do Direito do Consumidor. Em poucas palavras, gostaríamos de sugerir algumas dicas para você, consumidor, ter em mente na hora de contratar um profissional arquiteto. Nós, do escritório Aletheia Westermann Arquitetos, prezamos pelo excelente relacionamento com nossos clientes. Não poderia ser diferente, não é mesmo?

Bem, vamos lá...

Construir ou reformar demanda sempre um grande investimento. Por isso, estar certo de onde se pretende chegar numa obra é muito importante antes mesmo de iniciá-la para evitar frustrações e prejuízos.

Infelizmente, uma grande maioria não tem a menor ideia das etapas desse processo e acaba se aborrecendo, gastando mal e o pior, saem descontentes. Para ajudar nessa empreitada seguem algumas dicas para otimizar tanto recursos de tempo como financeiro e consequentemente uma obra satisfatória.

Tenha um projeto em mãos

Muita gente começa a casa antes de pensar no projeto. O resultado disso é que, durante construção ou reforma, será necessário fazer muitos ajustes. Por isso, é importância ter um profissional de arquitetura para transformar as suas necessidades e desejos em soluções espaciais, e construir ou reformar o seu imóvel. Um projeto, com todos os detalhes (indicações de materiais, acabamentos, detalhamentos executivos), diminui muito a chance de algo sair diferente do planejado e evita gastar dinheiro de forma desnecessária. Soma-se a isso a garantia de construir com segurança.

Organize as finanças

Antes de começar uma reforma ou construção é importante ter ideia do custo total, Novamente, ressaltamos a importância de um projeto bem detalhado. É muito importante ter um cronograma financeiro (planilha com as despesas para a execução dos serviços). Isso permite que você saiba exatamente quanto vai gastar e quando isso vai acontecer, evitando despesas e empréstimos imprevistos ou mesmo a interrupção da obra por falta de dinheiro.

Sequência dos serviços

Saber do prosseguimento de cada etapa e em quanto tempo os trabalhos vão ser realizados evita o retrabalho e ajuda na programação de tempo e recursos. De modo geral, uma obra bem gerenciada deve seguir esta sequência: Demolições; Remoções e retiradas; Reformas estruturais (o que inclui mudança de paredes, aumento ou redução de cômodos); Lajes; Telhados; Assentamentos de portas e janelas; Encanamentos; Instalações elétricas (tomadas, pontos de luz, quadro de força); Forro; Assentamento de pisos e azulejos; Instalação de louças, bancadas de granito/mármores e metais; Pintura; Instalação de luminárias; Marcenaria.

Planeje a compra de materiais

Uma programação organizada das etapas permite que você faça a compra de materiais na quantidade e na hora certa, evitando que a obra fique parada pela falta de algum produto. Além disso, dá para economizar com as viagens para retirar pequenas quantidades de materiais ou com o frete.

Contrate bons profissionais e pague por etapas

Busque profissionais qualificados e com boas referências. E faça um contrato – nem que seja um documento simples, de uma página só. Prefira pagar os serviços por etapas. Dessa forma, os pagamentos serão feitos a medida que as coisas ficam prontas e tem maior controle do andamento e da qualidade. Lembre-se sempre de conferir o serviço e peça os reparos necessários, se houver.

Fique de olho na qualidade

Compareça à obra em momentos críticos. Repare bem nos elementos que indicam se o trabalho é feito com qualidade. Os erros podem aparecer, mas se forem reconhecidos logo, poderão ser resolvidos com antecedência.

Planeje, este é o segredo!

Por isso, planeje e curta este momento, pois no final é o tão sonhado projeto realizado!

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