Buscar
  • Alethéia Westermann

Para todos os gostos: Adegas


Para quem gosta de juntar os amigos e aprecia boas conversas, além de um bom vinho, certamente já pensou em incluir na decoração da casa uma bela adega, seja ela climatizada ou não. Além disso, dispor de um espaço adequado para o armazenamento de garrafas é o sonho de todo apaixonado por vinhos.

Vale ressaltar que locais apropriados podem ser planejados em qualquer tipo de espaço, independente da metragem: seja debaixo de uma escada, na varanda, na área de lazer, em um cômodo exclusivo, no porão ou até mesmo naquele cantinho da sala ou do corredor que fica sem uso por falta de área ou luz . E se a temperatura do ambiente permitir, é possível armazenar os vinhos em locais abertos, longe do sol. A exposição das garrafas irá deixar a decoração mais descolada e divertida.

Porém, alguns cuidados são premissas antes de colocar qualquer projeto em prática. É importante pensar, primeiramente, onde a adega será instalada e, se for climatizada, qual tamanho e modelo ideal para o espaço em questão, e quais os cuidados necessários de armazenamento onde a temperatura e iluminação sejam adequadas para manter uma boa durabilidade. Luz, umidade e calor exagerados devem ficar bem longe das garrafas. Mantenha as garrafas distantes de locais que sofrem muita variação de temperatura, como perto do fogão. Vale lembrar que temperaturas muito altas aceleram a evolução do vinho e as mais baixas atrasam o desenvolvimento normal da bebida.

Antes de instalar a sua adega climatizada , considere as seguintes distâncias mínimas de outros itens para garantir uma circulação de ar adequada: 5 cm nas laterais, 5 cm no fundo e 5 cm no topo. Porém, observe também onde ficará a tomada para que não interfira na instalação da adega.

Se sua casa possui um porão, ele será o melhor lugar para armazenar seus vinhos. Além de serem naturalmente úmidos, também são frescos e sem incidência direta de luminosidade. Caso não possua, procure espaços com umidade balanceada. Caso contrário, a baixa umidade pode causar o ressecamento da rolha e o excesso pode mofar os vinhos.

O vinho também precisa estar em um local que não sofra com a incidência direta da luz solar ou de lâmpadas fluorescentes. A exposição solar altera a composição molecular do vinho, provocando sua oxidação.

Por fim, minha ultima dica é: reúna seus amigos e aproveite o encontro com seu vinho favorito, porque uma boa conversa pode transformar os momentos em algo inesquecível.

#arquitetaJuizdeFora #AletheiaWestermann #arquiteturadeinterior #arquitetura #adega #vinho #armazenamentodegarrafas #lugarparafazeradegaemcasa

10 visualizações

Rua Coronel Vaz de Melo, 32/102.

Bom Pastor - Juiz de Fora - MG

Telefone: 32 3213-5657

© 2016 Aletheia Westermann Arquitetos. Todos os direitos reservados. 

Criado por Cláudia Figueiredo (32) 99109-7440