Buscar
  • Aletheia Westermann

Home office: De tendência mundial à emergencial

De repente, quase de um dia para outro, profissionais do mundo inteiro foram forçados a ficar em casa em resposta a disseminação generalizada do surto da Covid-19 migrando ainda mais a maneira de trabalhar para o trabalho remoto.

Para muitos, um escritório em casa, nem que seja pequeno, vem se tornando necessário para nos permitir dar continuidade a atividades enquanto essa pandemia não passa. O que já era uma tendência mundial, principalmente nos grandes centros, onde os deslocamentos são grandes e o trânsito caótico, passou a ser uma necessidade global em tempos de propagação generalizada desse vírus pelo planeta.


A popularização dos computadores, o boom da internet e a praticidade de ter o mundo ao alcance pelos smartphones significam que a tecnologia será ainda mais importante para que possamos continuar trabalhando de forma colaborativa e eficaz. Porém, mesmo com todas essas ferramentas, estando em casa, é preciso criar um ambiente de trabalho com disciplina, para que a rotina funcione bem, evitando assim as distrações e perda de produtividade.


Ter um canto da casa separado dos principais cômodos de convivência é um dos requisitos sugeridos. Todavia, se não houver um cômodo exclusivo para ser transformado em um escritório, ou mesmo, se suas atividades funcionam bem compartilhadas com outros espaços, a dica é otimizar a funcionalidade sem sobrecarregar o ambiente. Aposte em uma decoração agradável com mobiliários e peças de design limpo, porém não abra mão de materiais resistentes e duráveis, já que haverá um uso intenso. Prateleiras e gavetas são grandes aliados para acomodar livros, pastas e documentos e organizadores de mesa a manter tudo em ordem.



Uma cadeira confortável e ergonômica é fundamental para a jornada de trabalho. Escolha uma mesa ou bancada adequada com a prática de suas atividades. Para economizar espaço e deixar a área de trabalho mais limpa e sem um monte de cabos aparente, dê preferência ao eletrônico wireless e sem fio, como mouse, teclado e impressora. E se for o caso, prefira os notebooks aos desktops. Outro ponto a considerar é numa iluminação adequada que atenda a todos os horários. As tarefas ficam menos cansativas com uma iluminação direta adequada. Luminárias de mesa e pendentes são boas soluções. Ainda mais importante, certifique-se de que seu espaço conta com boa ventilação.

Limite a quantidade de notícias: é importante manter-se atualizado de fontes confiáveis. No entanto, o monitoramento constante de notícias e mídias sociais não apenas prejudicará seu fluxo de trabalho, como também aumentará desnecessariamente a ansiedade.



Apesar de essa pandemia ter provocado uma onda de incertezas e preocupações, motivando uma considerável mudança de planos a curto e médio prazo, é preciso lembrar que, por mais imprevisível que possa parecer, cedo ou tarde, tudo vai passar, e estaremos preparados para projetar um futuro melhor para todos nós.

0 visualização

Rua Coronel Vaz de Melo, 32/102.

Bom Pastor - Juiz de Fora - MG

Telefone: 32 3213-5657

© 2016 Aletheia Westermann Arquitetos. Todos os direitos reservados. 

Criado por Cláudia Figueiredo (32) 99109-7440