Buscar
  • Aletheia Westermann

Como esconder os fios dos aparelhos eletrônicos da vida moderna?

Cada vez mais os lares e ambientes de trabalho estão recebendo novos equipamentos eletrônicos que, na maioria das vezes, não são vendidos com o sistema wireless (quem sabe em um futuro próximo?). Mas enquanto isso não acontece, é um desafio camuflar os fios para que não fiquem com aspecto de desorganização e acumulando sujeira.

Ocultar ou organizar os fios traz diversos benefícios: aprimora a segurança, facilita a limpeza dos ambientes e traz certa sofisticação ao espaço. Então, dentro dos nossos projetos arquitetônicos sempre pensamos na melhor solução para cada ambiente e orçamento.



Painel

O uso de painel na parede é uma das soluções mais utilizadas para esconder os fios e alocar a TV. Ele pode ser feito sob medida ou comprado pronto e instalado no local. No entanto, é preciso lembrar que a parede precisa suportar o peso do painel e de todos os eletrônicos e materiais decorativos que serão colocados nele. E é claro que o painel precisa ser instalado junto de uma tomada, garantindo que haja espaços em torno de 5cm da parede para poder passar as fiações e mantê-las escondidas.

Rack

O rack é um móvel com prateleiras usado como suporte para aparelhos eletroacústicos (televisão, som, DVD etc.) que se mantêm interligados. Pode ser encontrado no mercado em vários materiais ou confeccionados sob medida. Na maior parte das vezes, já possuem orifícios para a passagem dos fios.



Caixas organizadoras

As caixas organizadoras podem ser uma opção mais barata, que acrescentam mais cor e textura ao ambiente. Existem inúmeras opções no mercado que possibilitam esconder e organizar os fios.

Suporte

Outra opção inteligente é o suporte, que pode ser fixo, inclinável, articulável e até mesmo instalado no teto. Além de sustentar o equipamento, serve para esconder a fiação.



Mobiliário personalizado

O mobiliário personalizado é uma excelente solução para espaços únicos e customizados. Além do impacto visual, é possível pensar soluções mais criativas para esconder os fios e colocar o mesmo equipamento à disposição de mais de um ambiente, compartilhando seu uso com mais pessoas.

Outras soluções

Em alguns casos, como imóveis antigos ou alugados, é possível utilizar rodapés, canaletas e conduítes para levar a fiação de um lado a outro, sem expô-la, deixando as instalações aparentes. Projetos assim deixam o local com uma pegada mais industrial, mas se for o caso, podem receber acabamentos de “drywall” para mascarar o que há por trás. Outra opção seria pintar as canaletas da mesma cor da parede, ou ainda instalar rodapés específicos que permitem a passagem de fiação elétrica em sua estrutura interna.

Gostou de nossas soluções? Siga nosso Instagram @aletheia_westermannarquitetos


#aletheiawestermann #arquiteturadeinterior #aletheiawestermannarquitetos #arquiteta #comoesconderfios #comoesconderfiacao

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo