Buscar
  • Aletheia Westermann

Planeje e renove – reforma no banheiro


Longe de ser o ponto menos importante de uma casa, a reforma no banheiro deve ser feita com atenção e planejamento. Para isso, a orientação de profissionais qualificados é premissa para o sucesso.

Se a ideia for a instalação de uma banheira, cheque minuciosamente os detalhes da planta, atentando para onde estão os canos e colunas e se a estrutura tem como suportar o peso dela – em alguns casos, não é possível ter o equipamento.

Verificados os possíveis problemas estruturais e definido o layout, é hora de pensar na repaginação de seu novo banheiro. Muitas soluções são mais simples do que se imagina. Mesmo em um momento em que a tecnologia é onipresente, algumas pessoas ainda são reticentes ao uso de novas propostas de acabamento. Contudo, a modernidade chegou também ao mundo das tintas e há tipos específicos para o uso da pintura nos banheiros (acrílicas ou Epóxi).

Além disso, outra novidade são os papéis de parede específicos para serem usados em áreas úmidas. Embora eles possam se desgastar com relativa rapidez, são uma ótima solução para mudar o banheiro sem precisar de grandes investimentos, quebradeira e sujeira. Tipos como vinílicos e os laváveis são os mais indicados. Prefira os produtos com tratamento antimofo e tenha um cuidado extra com relação aos rodapés, que precisam ser mais altos quando as paredes utilizam uma dessas opções. A única ressalva de uso deste produto é com relação a área do box.

Os espelhos simplesmente não podem faltar no banheiro! Além da funcionalidade mais óbvia, ele ainda é um importante elemento de decoração, melhora bastante o aspecto do local fazendo com que o espaço pareça maior, mais amplo. Dê preferência para os modelos que não embaçam.

A iluminação é outra opção de mudança que, normalmente, não requer tanto quebra-quebra. A iluminação indireta, com lâmpadas em subtrações no gesso e espelhos, continua sendo uma alternativa elegante e moderna. Contudo, sua aplicação merece atenção. Do contrário, há o risco de ter sombra justamente no espelho de maquiagem, por exemplo.

Mesmo vivendo na cidade, estamos mais abertos a uma ligação maior com a natureza. Com isso, as plantas, de um modo geral, são bem-vindas no banheiro. A única condição é que o ambiente tenha luz natural, mesmo que pouca. Todavia, as espécies mais indicadas são as de sombra ou meia sombra. Além de melhorar o ar e controlar a umidade, elas ajudam na redução de bactérias, acalmam e, claro, embelezam o ambiente.



#reformanobanheiro #AletheiaWestermann #arquiteturadeinterior #arquitetura #arquitetaJuizdeFora #banheiro #espelhonobanheiro #tapetenobanheiro

28 visualizações

Rua Coronel Vaz de Melo, 32/102.

Bom Pastor - Juiz de Fora - MG

Telefone: 32 3213-5657

© 2016 Aletheia Westermann Arquitetos. Todos os direitos reservados. 

Criado por Cláudia Figueiredo (32) 99109-7440