© 2016 Aletheia Westermann Arquitetos. Todos os direitos reservados. 

Rua Coronel Vaz de Melo, 32/102.

Bom Pastor - Juiz de Fora - MG

Telefone: 32 3213-5657

August 1, 2018

Please reload

Posts Recentes

Espaço Gourmet – Chova ou Faça Sol

December 12, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Pergolados: Faça chuva ou sol

December 13, 2017

Aproveitar os dias de sol e calor à beira da piscina, no jardim ou no espaço gourmet, pode ficar ainda melhor com ambientes agradáveis, aconchegantes e cheios de bossa. E por que não pensar em um Pergolado? Elemento muito utilizado na arquitetura os pergolados são estruturas apoiadas por colunas paralelas e formadas por vigas. Não existe um tamanho ideal para o pergolado, ele só precisa ser proporcional ao espaço onde será construído.

Podem ser estruturados por diversos materiais como madeira, concreto, estrutura metálica, bambus ou mesmo fazendo um mix desses acabamentos. O importante é seguir as linhas e influências da construção principal

Funcionam muito bem para estender áreas cobertas ou mesmo cobrindo ambientes abertos, deixando-os mais integrados com o exterior, tais como: varandas, hall de estrada, fachadas, jardins, terraços de casas e coberturas além de ambientes perto da piscina e da área de churrasqueira.

Seu teto normalmente é vazado, mas pode ser preenchido por plantas, principalmente por aquelas que precisam de apoio para crescer como as trepadeiras, que ajudam na proteção de iluminação natural e criam um espaço de descanso mais aconchegante e convidativo. Outra opção interessante são as coberturas de vidro ou policarbonato translúcido para proteção, tanto de chuvas como de sol, além de deixar o ambiente moderno.

Outra opção para deixar o pergolado interessante é colocar tecidos em forma de cortinas fixados nas vigas, como se fosse um forro. Porém, se a intenção for sofisticação e praticidade, os toldos horizontais são uma ótima opção, pois podem aproveitar as estruturas existentes mantendo-os perfeitamente horizontais, sem ângulo de inclinação. Além disso, protegem e ampliam os espaços interiores para o exterior, possibilitando o controle de luz e sombra Seu acionamento podem ser com ou sem motorização.

Tipos de pergolados

Pergolados de madeira

Os pergolados de madeira são a opção mais comum e com um custo menor para aplicar em um ambiente. Além do acabamento natural ou em demolição, pode-se pintar a madeira para colocar cores. Funcionam muito bem utilizando plantas, vidros ou policarbonato incolor ou translúcidos entre os espaços vazados de suas vigas, permitindo a entrada de luz, mas, com proteção de chuvas e detritos.

Pergolado metálicos

Os materiais metálicos conferem um ar de modernidade e sofisticação. A estrutura é criada a partir de chapas metálicas, orientadas de acordo com o projeto arquitetônico e estrutural. Suas principais vantagens são rápida instalação; fácil manutenção, vida útil mais longa. Além disso, compõem bem com outros materiais, gerando uma agradável sensação visual.

Pergolados de concreto

Duráveis e resistentes, as estruturas de concreto apresentam uma ótima opção para a construção de pergolados. As principais Vantagens são matéria-prima com um custo não muito alto; relativa rapidez na construção; alta durabilidade; alta resistência e segurança.

Pergolado de bambu

Utilizar o bambu no topo do pergolado é uma abordagem que funciona para alguns tipos de ambientes. Sua aplicação fica interessante em casas de campo, fazenda ou praia. Para quem gosta de entrar em contato com natureza as malhas de bambu é uma ótima pedida para um ambiente mais sombreado.

Aí é só relaxar e curtir o dia debaixo dele…

Siga-nos no Instagram e Facebook

 

Please reload

Siga-nos